Universo Paralelo

Universo Paralelo é uma estrutura multidisciplinar e multicultural dedicada à criação e difusão de obras originais de teatro e dança, com direção artística de Adriana Melo e Magnum Soares. Fundada em 2020, tem como principais eixos de ação a valorização e exploração de teatro de marionetas e formas animadas, teatro para todo o público e dança-teatro.

Através de uma dramaturgia autoral, pretende explorar temas universais e contemporâneos que promovam a reflexão sobre problemáticas inerentes à nossa existência. Procura desenvolver uma linguagem artística que seja acessível a tod_s.

A sua primeira criação, A Caravela Desconhecida, um espetáculo de teatro de marionetas e formas animadas para todo o público, a partir da obra "O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago, com encenação e interpretação desta dupla de artistas, foi apoiada pelo Ministério da Cultura e estreou em 2020, esteve em cena no Festival Marionetas ao Centro e encontra-se em digressão nacional. Em 2021, segue-se Australopiteco, um espetáculo de teatro para a infância, com encenação e texto de Adriana Melo, que explora as questões da diferença, coproduzido pelo Museu da Marioneta / EGEAC e financiado pela República Portuguesa – Direção Geral das Artes.

Em 2022, ocorre a estreia de Raízes, um solo de dança contemporânea multidisciplinar, com direção artística e interpretação de Magnum Soares. Em 2023, ocorre a estreia de Augusto e Benjamim à procura da Terra do Nunca, um espetáculo de teatro de marionetas e formas animadas com assinatura de Adriana Melo e Magnum Soares. Ambos são financiados pela República Portuguesa – Ministério da Cultura.

Universo Paralelo Companhia
©Helena Melo
Universo Paralelo Companhia
©Helena Melo
Adriana Melo Companhia de Teatro
©Filipe Ferreira

Adriana Melo

Nasceu em 1997, Mafra. Concluiu o Curso de Artes do Espectáculo na Escola Profissional de Teatro de Cascais, a Licenciatura em Teatro - ramo Atores, na Escola Superior de Teatro e Cinema, Erasmus no Mestrado Actor and Performer Training, na Rose Bruford College, em Londres, participou num programa pedagógico para estudantes de teatro inserido no festival F.I.N.D.+, em Berlim e concluiu a Pós-Graduação Artes da Escrita na Universidade Nova de Lisboa.

É professora de Teatro no Colégio do Sagrado Coração de Maria e dinamiza diversos workshops de teatro. Trabalhou com Carlos Avilez, Luís Miguel Cintra, Alexandra Battaglia, Jean Paul Bucchieri, Ana Borralho e João Galante, Laurinda Chiungue, Rodrigo Francisco e Miguel Linares. A sua primeira criação, GET OUT OF THE CLOSET!, foi selecionada para a Mostra de Jovens Criadores 2018. A cocriação com Magnum Soares, uma obra de stop motion, Obrigada. – Manifesto sobre a Liberdade!, integrou as Comemorações do 25 de Abril da Câmara Municipal de Setúbal de 2020. No mesmo ano, cocriou com Magnum Soares um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas intitulado A Caravela Desconhecida.

Assina a encenação e o texto de Australopiteco, um espetáculo de Teatro para a Infância que explora as questões das diferenças. Sente que só como criadora é que consegue encontrar a sua verdadeira voz artística e ser interventiva em termos sociais e políticos.

Magnum Melo Universo Paralelo
©Helena Duque

Magnum Soares

Nasceu em 1996, Minas Gerais - Brasil. Em 2012, iniciou-se em Belas Artes com a orientação do Mestre Elias Layon. É formado em Dança pela Escola de Bailados de Mariana. Formado em Teatro de Marionetas pelo mestre argentino Catin Nardi na Companhia Navegante, onde trabalhou em espetáculos e intervenções de rua. Em 2018, concluiu o curso de Dança-Teatro FOR DANCE THEATRE na Companhia Olga Roriz.

Desde 2018, é bailarino na Companhia Nome Próprio no espetáculo Margem do coreógrafo Victor Hugo Pontes. Em 2019 integrou o elenco do espetáculo A Laura quer! e em 2022 do espetáculo Concerto n.º 1 para Laura, de Sílvia Real e Francisco Camacho. É intérprete no projeto Pequenos Poemas do Agora - Lá Fora, de Marina Nabais (2020/22) e no espetáculo BRASA, de Tiago Cadete (2021).

Em 2020 cocriou com Adriana Melo um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas intitulado A Caravela Desconhecida. No seu percurso artístico conta com colaborações com outros criadores, como Olga Roriz, Leonor Barata, Marta Jardim, Miguel Linares e Guto Martins.