Raízes

Raízes parte de uma reflexão sobre o impacto da mineração no Brasil, no qual o maior desastre tecnológico de dimensões sociais e ambientais do mundo associado à mineração, responsável pela destruição do povoado de Bento Rodrigues (Mariana, Minas Gerais, Brasil), ganha visibilidade. O espetáculo, de carácter documental e autobiográfico, nasce da necessidade do criador de se expressar sobre o tema, ao mesmo tempo que o redescobre, o transporta para a atualidade e se reencontra com as suas origens.

Magnum pretende encurtar as distâncias entre o seu país de origem e o que é agora a sua casa, numa fusão entre relembrar o passado e prevenir o futuro, unindo acontecimentos que podem resultar nas mesmas consequências desastrosas.

O espetáculo é marcado por uma fusão de elementos artísticos como dança e artes plásticas, memórias e relatos dos habitantes de Bento Rodrigues. Neste, o criador encontra a sua voz política, pretendendo contribuir para a consciencialização acerca do papel individual e coletivo na sociedade diante de questões ambientais e sociais.

©Luiz Conde

Estreia em novembro
Coreografia e interpretação Magnum Soares
Dramaturgia Pedro de Filippis
Assistência cénica Guto Martins
Assistência coreográfica Bárbara Cordeiro
Música original André Xina
Desenho de luz Luís Moreira
Acompanhamento artístico Adriana Melo
Produção Inês Afonso • Universo Paralelo
Parceiros Cia. InsanaCena
Apoio à residência artística Casa da Dança, Centro de Experimentação/Município da Moita, DeVIR/CAPa e Produções Real Pelágio, Associação Cultural
Apoios Câmara Municipal de Lisboa

Parceiro institucional República Portuguesa – Ministério da Cultura

Público-alvo M/16
Duração 60 minutos
Estreia
• GrETUA, Aveiro - 24 de novembro de 2022
Digressão
• Lisboa, maio de 2023
Processo de criação
• Residência artística no CAPa (Centro de Artes Performativas do Algarve, Faro) - 1 a 9 de agosto de 2022 e 23 a 31 de outubro de 2022

• Residência artística na Casa da Dança, Almada - 3 a 14 de outubro de 2022

• Residência artística no Centro de Experimentação Artística, Moita - 2 a 5 de novembro de 2022